O ano de 2024 se inicia em uma segunda-feira. Acho ótimo. Isso traz uma sincronia com o sentimento geral de recomeço - e recomeço a partir de um dia de trabalho (segunda), e não de descanso (domingo).
Sei que há aqueles rabugentos que sempre dizem que a virada do ano não muda nada, que é só um dia de festa, que tudo o mais é superstição… eles têm razão em parte. Por si só, realmente não há mudança alguma. Seu salário continua igual, seus relacionamentos idem, os boletos continuam chegando da mesma forma, você continua morando na mesma casa e tendo o mesmo chefe, as mesmas tarefas.
Entretanto, o clima de recomeço é um poderoso start mental para iniciar movimentos de transformação do que precisa ser mudado ou incrementado. Janeiro é o mês oficial do início das dietas e dos treinos em academias que, em geral, são abandonados algumas semanas depois. Poucos persistem. É difícil.
Mas nem por isso devemos nos acomodar. Fazer fazer planos de evolução pessoal, estabelecendo metas factíveis, é algo muito positivo. O mais importante é não vislumbrar metas irreais, ou uma quantidade tão grande de metas que se torne impossível ou muito difícil administrar todas.
Um pouquinho de cada vez é a fórmula para, ao final do ano, obter-se um resultado fantástico. Tijolinho por tijolinho. Não se constrói uma casa de uma vez só. Vá instalando as peças aos poucos, de uma em uma.
É isso que eu desejo pra vocês em 2024: não metam os pés pelas mãos. É urgente ter paciência. Construam devagar, mas de forma sólida, robusta e consistente. Cuidem da própria sanidade em meio a esse mar de ilusões e desespero. Cuidem do intelecto, com pequenos aprendizados diários que, ao final, formarão uma montanha de conhecimento.
Feliz 2024!
* clique no botão acima para ser um apoiador, patrocinando este canal e colaborando na manutenção deste trabalho 🤝