Por que os jornais devem, sim, mostrar as imagens grotescas do terrorismo?
Ontem à noite eu assistia ao excelente programa “Oeste sem Filtro”, quando a apresentadora disse que a produção havia decidido não mostrar as imagens sanguinolentas do terror implementado pelo Hamas em Israel.
Lembrei, na mesma hora, das lições do professor Olavo a respeito do poder incalculável da linguagem pictórica no processo de persuasão racional. O simples discurso lógico é absolutamente impotente diante da dominação ideológica profunda. É necessário ampliar ao máximo as formas de exposição pública, e nisso a divulgação de imagens e vídeos é imbatível.
O inimigo gostaria que expuséssemos ou escondêssemos a selvageria dele? Coloque-se no lugar de um esquerdista alucinado apoiador do Hamas: ele preferiria que você mostrasse ou omitisse as imagens da barbárie?
Stálin, se vivo estivesse, teria gostado de saber que Khruschev expôs seus crimes num discurso, ou teria preferido que este tivesse ficado quietinho? Será que ele escolheria as reportagens fofinhas de pura propaganda soviética escritas pelo vendido Walter Duranty, ou optaria pela feiúra da fome do Holodomor estampada nas capas dos jornais pelo combativo Gareth Jones?
A exposição sem tarjas da degradação moral de um grupo tem o poder de elevar imediatamente o nível de consciência coletiva a respeito dele.
A via visual é reconhecidamente mais persuasiva até nos processos judiciais. O que tem mais poder de persuasão, as palavras de uma testemunha ou a apresentação das imagens do crime? Enquanto a testemunha faz uma descrição da cena do crime, levando o ouvinte para o local de forma indireta, o vídeo consegue mostrar tudo de forma clara e direta.
Assim, a exposição da realidade ao grande público pela via visual tira o povo da condição de receptor de discursos puramente verbais, colocando-o na posição de testemunha ocular dos fatos.
Os veículos de mídia honestos não podem deixar de usar esta poderosíssima arma de comunicação. Não facilitem a vida do inimigo.
⚠️ Este é um trabalho independente, artesanal, feito com muito amor, estudo e dedicação 📚. Se você considera esta atividade relevante, considere se tornar um apoiador (supporter💰), financiando meu trabalho, viabilizando publicações como essa e a continuidade deste canal. ❤️